Animais e suas “emoções”!!!

donos de caes

Todo ser humano em algum momento já parou para se perguntar se o seu animalzinho de estimação tem algum sentimento emocional. Será que os animais sentem amor, raiva, mágoa… Será que eles são inteligentes ao ponto de saber quem realmente são?

Diante de tantas dúvidas, alguns cientistas resolveram analisar o comportamento animal não apenas dos mais populares como cães e gatos, mais de vários outros.

Os cientistas Joshua Plotnik, Frans de Waal e Diana Reiss realizaram um teste em uma elefanta, para saber se ela se reconheceria diante de um espelho e o resultado foi surpreendente. Eles marcaram uma cruz branca em sua testa, um teste muito simples para nós seres humanos mas não para os animais. Assim que a elefanta viu através do espelho seu corpo marcado, ela imediatamente tocou a cruz com a tromba.

Os testes sempre foram realizados em macacos e golfinhos, que sem dúvida alguma são de uma inteligência incrível. Cada vez mais os cientistas que estudam os animais, defendem que eles possuem sentimentos e emoções. São seres sensíveis, conscientes do que acontece ao redor e consciente de si próprios como indivíduos.

Os cientistas observaram macacos que não abandonam o corpo dos filhos mortos, ou corvos, golfinhos e lontras que manipulam jogos e brinquedos durante horas. “Não mais nos perguntamos se um cão ou um chimpanzé experimentam alegria, dor, raiva ou ciúmes. As emoções animais existem, e elas evoluíram, afirma Mark Bekoff, docente de ecologia da Universidade do Colorado (EUA). “Alguns animais parecem inclusive serem dotados do sentido do humorismo e o de sentir-se maravilhado”.

Sobre os animais serem inteligentes, as provas não faltam, existem corvos que colocam nozes sobre as estradas e esperam que os automóveis que passam as esmaguem para abri-las; chimpanzés que conseguem se comunicar com os humanos; elefantes que colaboram em tarefas úteis para o homem. Os animais sabem usar de instrumentos e ferramentas para resolver problemas, isso é um sinal de sua inteligência.

O teste do espelho foi realizados e aprovado entre os mamíferos como, chimpanzés, bonobos, orangotangos, gorilas, elefantes, golfinhos e orcas. Além  dos humanos, dos 18 meses de idade em diante.

Até um pássaro entrou para a lista: a pega-rabuda.  Os pássaros não possuem o neocórtex como os mamíferos, mas segundo os cientistas eles apresentam de qualquer modo uma evolução paralela de consciência. Segundo estudiosos, nos pássaros ocorreu uma evolução da consciência, embora o seu cérebro seja diferente do dos mamíferos.

Resumindo, temos o mesmo tipo de cérebro para elaborar sinais e controlar comportamentos, embora em diferentes estágios de evolução, da mesma forma que possuímos os mesmos olhos ou os mesmos receptores da dor. “Entre homens e animais a diferença é de quantidade, não de qualidade”.

Aline Pereira

Sou uma mulher de 29 anos, trabalho na área financeira de uma imobiliária, mas meu maior sonho é ser veterinária. Amo os animais incondicionalmente. Sou mãe de dois peludos o Mayke e a Aisha, e também de uma tartaruga o Vitinho. Nada na minha vida é mais gratificante do que ajudar os animais, espero poder um dia ter um lugar para cuidar daqueles que não possuem um lar. Abençoada por Deus e agradecida por tudo que Ele me deu!!!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.